ENEM e ENADE - A Avaliação do nosso ensino

domingo, 11 de dezembro de 2011 0 comentários

O ENEM  (Exame Nacional do Ensino Médio) e o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) são provas elaboradas pelo governo federal com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino no país. O primeiro destina-se à avaliação do ensino médio, sendo aplicado aos alunos concluintes, enquanto o outro avalia o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação.

O Movimento Correnteza buscou o histórico dos resultados obtidos pelo IFRJ – Campus Rio de Janeiro nestes exames.

Considerando o fato de que as notas do ENEM de determinado ano são divulgadas apenas nos anos seguintes, trabalharemos com as notas de 2010 e anos anteriores.

Em 2010, o Campus Rio de Janeiro apresentou uma média de 677,73, tendo participado cerca de 43% de seus alunos. Percebe-se uma certa queda no rendimento da instituição, uma vez que, em 2009, o IFRJ – Campus Maracanã obteve uma média de 683,41. Em 2008, o colégio obteve média 69,8 (de um total de 100).

Em relação ao ENADE, encontramos os resultados pertinentes aos anos de 2010 e 2011. Em ambos os anos, o colégio obteve um IGC (Índice Geral de Cursos) na faixa de 4 (de um máximo de 5), tendo 9 de seus cursos avaliados. Mesmo com problemas de logística e falta de infra-estrutura, os cursos de graduação apresentam um bom resultado, provando serem de boa qualidade.

Contudo,embora os bons resultados obtidos no ENADE, ainda há muito a ser feito. Os problemas de estrutura (e a falta de salas é apenas um deles) ainda assolam os cursos. Quanto ao ensino médio, as notas no ENEM que gradualmente vão se abaixando, somadas aos problemas de estrutura da instituição, podem levar os alunos a refletirem sobre os rumos que nosso colégio vem tomando – e lutar a fim de impedir que esses rumos nos levem à perda do ensino de qualidade que sempre destacou o IFRJ/CEFET Química.



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